Passar para o conteúdo principal
listingarticle-tips-beginnerguide.jpg
< Mais dicas

Guia de probióticos para principiantes

Embora os probióticos possam parecer uma tendência relativamente nova, foram descobertos pela primeira vez em 1907 pelo cientista russo e Prémio Nobel, Elie Metchnikoff.

Ao estudar cidadãos búlgaros com mais de 100 anos, Metchnikoff fez a ligação entre os participantes do estudo e o iogurte fermentado que consumiam diariamente. Desde então, os cientistas descobriram muitos tipos de estirpes probióticas, cada uma com as suas propriedades específicas, e que podem ter efeitos diferentes no corpo.

Então, o que são bactérias vivas dietéticas e que tipos diferentes existem? Qual a sua função? E o que é importante considerar ao escolher um suplemento probiótico?

db

Bem-estar diário e sistema imunitário*

O que são probióticos?

Os probióticos são microrganismos vivos adequados ao consumo humano e que podem ter um efeito fisiológico quando consumidos em quantidades suficientes. Podem ser encontrados naturalmente em alimentos fermentados como iogurte, kimchi, chucrute e miso, mas também podem ser tomados em forma de suplemento alimentar. Estes microrganismos benéficos apoiam as bactérias que já habitam no intestino, assegurando que o ecossistema é o mais diversificado possível.

Infelizmente, os probióticos só se instalam temporariamente no intestino. Portanto, para garantirmos o máximo benefício, precisamos de assegurar um fornecimento regular através de alimentos ricos em probióticos ou tomando suplementos alimentares diariamente.

Existem diferentes tipos de probióticos?

Existem vários tipos diferentes de microrganismos que são utilizados em produtos probióticos. Os mais frequentemente utilizados são os Lactobacillus e Bifidobacterium, no entanto, é possível encontrar Saccharomyces, Streptococcus, Enterococcus, Escherichia, e Bacillus em vários produtos.

Dentro destes géneros de probióticos, espécies diferentes desempenham funções diferentes. Quando os cientistas pesquisam os efeitos dos probióticos, normalmente observam estirpes individuais, tais como Lactobacillus acidophilus DDS®-1 ou Lactobacillus plantarum 9843, que são duas das estirpes mais investigadas.

Qual a função propriamente dita dos probióticos?

De forma geral, os probióticos actuam da seguinte forma:

Imagem
articleproduct-probiotics.jpg
  • Estimulando o crescimento das bactérias benéficas residentes;
  • Aumentando a diversidade global da flora intestinal;

  • Restringindo o crescimento e a propagação de outro tipo de bactérias;

Contudo, diferentes espécies e estirpes de probióticos têm efeitos diferentes sobre o organismo. É por isso que é importante saber que estirpe está presente nos alimentos ou suplementos que está a tomar se quiser tratar de uma questão específica.

Por vezes, pode levar até quatro semanas para começar realmente a sentir os efeitos dos probióticos. Contudo, algumas estirpes, tais como Lactobacillus plantarum 9843 têm demonstrado colonizar o intestino no prazo de duas semanas quando tomadas diariamente.

Que características devo ter em conta na escolha de um probiótico?

Existe alguns aspectos importantes a ter em conta na escolha de um suplemento alimentar à base de bactérias vivas:

  • Eficácia e segurança cientificamente testadas: Devido ao facto de cada estirpe de bactérias vivas oferecer benefícios diferentes, é importante que o seu suplemento contenha uma estirpe que comprovadamente proporcione os benefícios que procura. Certifique-se de que o rótulo indica claramente o nome completo da(s) estirpe(s), por exemplo Lactobacillus gasseri BNR1, para que saiba exactamente o que o produto contém.

  • Capacidade de chegarem vivas ao intestino: Para chegarem vivas ao intestino, as bactérias têm de sobreviver ao ambiente ácido do estômago. Certifique-se de que o produto escolhido garante que as bactérias alcançam o intestino com vida, caso contrário, não será capaz de proporcionar os benefícios desejados. As estirpes mais resistentes têm também maior poder de permanência e serão capazes de exercer os seus benefícios a nível local durante um período de tempo mais longo.

  • Estabilidade garantida: Escolha um suplemento que garanta a UFC (ou seja, o número de unidades formadoras de colónias, que é uma estimativa do número de bactérias vivas por dose) até, pelo menos, ao término da data de validade indicada na embalagem. Também é necessário verificar cuidadosamente as condições de armazenamento. Enquanto algumas estirpes gostam de ser mantidas à temperatura ambiente, outras precisam de ser refrigeradas para evitar a sua degradação.

Os probióticos Probify combinam estirpes bacterianas cientificamente testadas com vitamina(s) e/ou mineral(ais) cuidadosamente seleccionados para ajudar a restaurar e manter a flora intestinal. Os nossos produtos têm como base uma das culturas bacterianas mais pesquisadas, Lactobacillus plantarum 9843. Trata-se de uma bactéria altamente resistente que atinge o intestino grosso ainda com vida e que coloniza todo o tracto gastrointestinal.

Descubra a gama completa de produtos Probify e encontre a solução certa para si.

COMECE HOJE

Bem-estar diário e sistema imunitário*

com Probify Daily Balance

Saiba mais Please Select a Variant Comprar

Equilibre a sua flora intestinal

com Probify Digestive Support

Saiba mais Please Select a Variant Comprar