Passar para o conteúdo principal
Article
listingarticle-tips-whatsgoing.jpg
< Mais dicas

O que ocorre no intestino

Quanto mais os cientistas investigam os microrganismos que vivem dentro de nós, mais aprendem sobre a influência que a nossa flora intestinal tem em muitos aspectos da nossa saúde e bem-estar em geral.

Mas o que ocorre realmente no seu interior? Quem está a fazer o quê? E como é que tudo isto se interliga?

ds

Equilibre a sua flora intestinal

Afinal, o que é o trato gastrointestinal?

O trato gastrointestinal consiste numa série de órgãos ocos, que vão desde a boca, passando pelo esófago, através do estômago, intestino delgado e intestino grosso, até ao ânus. Ao longo da nossa vida, o nosso trato gastrointestinal processa cerca de 35 toneladas de alimentos, assegurando que os  nutrientes valiosos chegam à nossa corrente sanguínea e que os resíduos são expelidos eficientemente.

O trato gastrointestinal (GI) é o lar de triliões de organismos microscópicos, a maioria dos quais são bactérias. Das cerca de 1.000 espécies de bactérias que foram identificadas, pensa-se que cada um de nós tenha cerca de 160 dessas espécies no nosso trato GI . Não será então surpresa que a composição da nossa flora intestinal individual seja tão única como a nossa impressão digital. E, de facto, é mesmo possível que duas pessoas não partilhem nenhuma das mesmas estirpes bacterianas.

As bactérias e o trato gastrointestinal

Imagem
articleproduct-whatsgoing.jpg

Dentro do trato gastrointestinal, as bactérias desempenham um papel importante na decomposição dos alimentos que o nosso corpo não consegue digerir por si só. Fazem-no fermentando fibras e amidos para produzir moléculas chamadas ácidos gordos de cadeia curta que podem alimentar outras bactérias benéficas.

Mas o seu papel não se limita apenas à digestão e a investigação está a demonstrar que as bactérias intestinais têm muito mais efeitos de grande alcance na forma como o nosso corpo funciona.

Os microrganismos intestinais produzem vitaminas que podem complementar aquelas que consumimos através dos alimentos. Eles ajudam a garantir a força e a saúde da parede intestinal, que alberga 70% das células que compõem o sistema imunitário.

Limitam o crescimento e propagação de bactérias patogénicas, causadoras de doenças e são responsáveis pela produção de mais de 90% da serotonina e de alguma melatonina do corpo.

A importância da  diversidade bacteriana

Um intestino saudável é composto por uma comunidade diversa, multi-talentosa e altamente activa de bactérias que comunicam, colaboram e competem entre si para manter um equilíbrio.

Por outro lado, quando essa diversidade é reduzida  - por exemplo, devido a mudanças na dieta, stress crónico ou medicamentos como os antibióticos - o sistema em equilíbrio pode tornar-se desequilibrado. Esta situação pode levar a problemas gastrointestinais como inchaço, flatulência, obstipação, diarreia, mau hálito e azia, bem como impactar o sono, o humor e a pele.  

Vitaminas, minerais e o intestino

Embora obtenhamos muitas das nossas vitaminas a partir de fontes alimentares e de o nosso corpo produzir vitaminas como a vitamina D, também podemos promover o funcionamento do sistema digestivo assegurando que ingerimos a quantidade suficiente de certas vitaminas. Por exemplo, o cálcio contribui para o normal funcionamento das enzimas digestivas, activando-as quando necessário, enquanto a biotina (também conhecida como vitamina H, vitamina B7 ou vitamina B8) ajuda o nosso corpo a metabolizar hidratos de carbono, gorduras e proteínas.

Equilibrar as necessidades do intestino

Existem várias formas de encorajar uma flora intestinal diversificada e assegurar um fornecimento suficiente de vitaminas, para haver o reforço do intestino e do sistema imunitário. Por exemplo, adotar uma dieta variada que seja abundante em frutas e vegetais ricos em fibras; adotar uma dieta pobre em açúcar e alimentos processados; dormir o suficiente e reduzir o stress; fazer exercício físico regularmente e passar mais tempo ao ar livre. Tudo isto tem como objetivo o favorecimento de uma flora intestinal equilibrada.

A nossa gama de probióticos Probify combinam estirpes bacterianas cientificamente testadas com vitaminas e minerais cuidadosamente seleccionados para ajudar a restaurar e manter a flora intestinal. Os nossos produtos têm como base uma das culturas bacterianas mais pesquisadas, Lactobacillus plantarum 9843. Quando tomadas diariamente, estas bactérias benéficas colonizam todo o tracto gastrointestinal no prazo de duas semanas.

Descubra a gama completa de produtos Probify e encontre a solução certa para si.

Products

COMECE HOJE

Bem-estar diário e sistema imunitário*

com Probify Daily Balance

Saiba mais Please Select a Variant Comprar

Equilibre a sua flora intestinal

com Probify Digestive Support

Saiba mais Please Select a Variant Comprar