Passar para o conteúdo principal
listingarticle-tips-healthygut.jpg
< Mais dicas

Um intestino saudável - a chave para uma vida feliz

Há muito que os japoneses compreendem a interligação entre saúde intestinal e bem-estar geral, descrevendo os intestinos como o "centro da força espiritual e física" (hara).

Mas, apenas no início dos anos 2000 os cientistas começaram a analisar de perto a forma como os dois se conectam. Desde então, a investigação neste campo tem vindo a ganhar um interesse generalizado e os cientistas encontraram agora ligações entre a saúde intestinal e uma série de áreas aparentemente não relacionadas, incluindo imunidade, saúde mental, sono, função cerebral e saúde da pele.

Mas, o que significa ter um intestino saudável e o que pode fazer para cuidar do seu?

db

Bem-estar diário e sistema imunitário*

O que faz com que o intestino seja saudável?

O tracto gastrointestinal, que vai desde a boca até ao ânus - é o lar de triliões de microrganismos tais como bactérias, fungos e vírus. Colectivamente, estes são conhecidos como a "microbiota intestinal", e o nosso microbioma individual é tão único como a nossa impressão digital.

A maioria destes microrganismos vive no intestino grosso e executa uma série de tarefas essenciais. Decompõem alimentos não digeridos, produzem vitaminas como a vitamina K e a vitamina B12, fabricam hormonas como a serotonina e a melatonina, restringem o crescimento de bactérias potencialmente patogénicas, e muito mais.

Os cientistas concordam que a chave para alcançar um intestino saudável é ter uma comunidade altamente diversificada de microrganismos distribuídos por todo o intestino. Desta forma, esta equipa multi-talentosa e resiliente pode manter o equilíbrio necessário para garantir que o intestino esteja em boa forma.

Como pode manter a boa forma do seu intestino?

Imagem
articleproduct-healthygut.jpg

A nossa flora intestinal individual começa a desenvolver-se à nascença e evolui ao longo das nossas vidas. Embora não exista uma composição ideal única, existem formas de encorajar uma flora intestinal diversificada, como por exemplo:

  • Comer bem: Uma dieta variada e equilibrada, com abundância de fruta e vegetais ajuda uma flora intestinal diversificada a prosperar, uma vez que diferentes espécies bacterianas têm necessidades diferentes. Alimentos fermentados que contêm microrganismos vivos, como o iogurte, também podem ajudar. Por outro lado, alimentos altamente processados, açúcares, adoçantes artificiais e altos níveis de gordura podem levar a uma diversidade microbiana reduzida.

  • Dormir o suficiente: Todos sabemos como o sono, ou falta dele, afecta o nosso humor e níveis de energia, mas parece que o sono também pode ter impacto na nossa flora intestinal. Alguns estudos demonstraram que as pessoas que dormem bem têm uma flora intestinal mais diversificada e que um sono deficiente está associado a uma diversidade reduzida. Uma boa higiene do sono, tal como manter um horário de sono consistente, evitar a cafeína e ecrãs electrónicos em horas tardias, poderá, portanto, ajudar a manter o seu intestino saudável.

  • Manter os níveis de stress baixos: O stress e a ansiedade manifestam-se frequentemente em problemas digestivos, desde a indigestão a uma dor de estômago, até à diarreia ou obstipação. Os cientistas sugerem que o stress não só enfraquece a parede do intestino, como também pode ter impacto na estrutura e actividades das bactérias no seu interior. Para controlar os níveis de stress, encontre estratégias que funcionam para si, tais como o yoga, passeios ao ar livre, mindfulness ou meditação.

  • Exercício físico regular: Para além dos benefícios físicos do exercício e da melhoraria do humor, a ciência também mostra que permanecer activo pode enriquecer a diversidade da flora intestinal, aumentar a imunidade, e ajudar a reduzir o risco de doenças e distúrbios gastrointestinais. O exercício físico também demonstrou reduzir os níveis de stress e ajudar a dormir melhor, dois outros factores importantes na promoção da saúde intestinal.

  • Evitar antibióticos, a menos que seja necessário: Embora os antibióticos sejam por vezes necessários, é importante lembrar que estes medicamentos destroem tanto os microrganismos benéficos bem como os patogénicos. Após o término de um tratamento com antibióticos, o microbioma pode demorar semanas para se restabelecer. Portanto, certifique-se de que só toma antibióticos se for absolutamente essencial e siga cuidadosamente os conselhos do seu médico.

É claro que nem sempre é fácil ou possível fazer mudanças drásticas nos nossos hábitos diários.

Os probióticos Probify combinam estirpes bacterianas cientificamente testadas com vitaminas e minerais cuidadosamente seleccionados para ajudar a restaurar e manter a flora intestinal. Os nossos produtos têm como base uma das culturas bacterianas mais pesquisadas, Lactobacillus plantarum 9843. Quando tomadas diariamente, estas bactérias benéficas colonizam todo o tracto gastrointestinal no prazo de duas semanas.

Descubra a gama completa de produtos Probify e encontre a solução certa para si.

COMECE HOJE

Bem-estar diário e sistema imunitário*

com Probify Daily Balance

Saiba mais Please Select a Variant Comprar

Equilibre a sua flora intestinal

com Probify Digestive Support

Saiba mais Please Select a Variant Comprar